Conversas como tantas outras, só que estas são dos Primos... Mas se por aqui passarem, deixem um comentário...
24 Dec 2007
Natais passados...
No entanto, a memória dos que já não se encontram entre nós, é mais real nesta altura.
Devo dizer que embora seja filha de pais divorciados, isso não é inteiramente mau. Existem coisas boas e uma delas era precisamente nesta altura. Talvez as pessoas se esforçassem mais por agradar e para eu não me aperceber das diferenças que, infelizmente, já começam a ser mais frequentes do que eram "antigamente". Seja como fôr, era uma altura em que as pessoas se esforçavam para eu poder ter o melhor de dois mundos: o natal com os meus primos e com a minha mana, e depois o natal com a família do meu pai em que era a menina dos olhos dos meus avós.
Fosse eu a única ou ter que dividir atenções com a minha mana e com os meus primos, os meus avós, os quatro, sempre estiveram por perto. E é para eles que eu escrevo estas linhas...
10 Dec 2007
Viagem à Lapónia no Gymboree!
9 Dec 2007
Um sábado nada típico
Primeiro começámos por ir conhecer a Jacky e a sua encantadora família numa ida a uma feira de manualidades no Jardim da Estrela.
De seguida, fizemos uma passagem rápida, acompanhados pela Tia Mafalda, pelo hospital pois o ouvidinho do G apareceu com uma otite.
Depois do almoço, fomos visitar a Lapónia, a terra do Pai Natal onde até fizemos uns floquinhos de neve, no Gymboree!
Claro que quando chegámos a casa, foi jantar e cama, que o dia já ia longo e o soninho da tarde não foi possível com tantos afazeres!
Foi um dia em cheio!Como será amanhã?
3 Dec 2007
Circo!!!
Ontem levámos o Guilherme pela primeiras vez ao circo.
Foi a avó Belita que nos arranjou os bilhetes e nós lá fomos!
Confesso que estávamos um pouco aprensiva com a reacção do petiz.
Mas ele esteve sempre muito atento e não despregou olho do que se passava no centro do Coliseu dos Recreios.
Foi muito giro!
Adorou os animais, quer fosse os tigres, os cavalos ou os burros.
No final, já estava a ficar um pouco farto. Mas o saldo foi francamente positivo e para se repetir!
27 Nov 2007
Grande dívida ao banco...
26 Nov 2007
Castelo de Almourol
18 Nov 2007
Quinta Pedagógica e Gymboree
No início, o envergonhado estava um pouco apreensivo, mas pouco depois já não o parava. Trepava tudo e só queria era explorar o novo espaço.
À tarde fomos ver a Quinta Pedagógica.
Estivemos com a Leonor e com a Leonor!
Foi uma tarde bem passada... com muitos animais à mistura! E deu para perceber que tem que se ter cuidado com o "piqueno" já que não tem medo dos simpáticos animais da quinta. Só queria era mexer-lhes!
Foi muito giro ver o à vontade do G., mesmo animais muito maiores, como o cavalo, os burros e o macho!
12 Nov 2007
Férias! Acabaram-se...
Mas aqui ficam duas fotos da Praia de São Lourenço perto da Ericeira. O pôr do sol lindo!
E os meus maiores tesouros a olhar para o sol e quase a serem molhados pelas ondinhas... Foi um fim de tarde lindo.
8 Oct 2007
Isto tem andado ao abandono...
Na semana passada, os primos tiveram um matar de saudades da prima emigranta nos US, mais precisamente na missão... (etc, etc, que o nome é muito comprido mas que acaba em) ...Nações Unidas em Nova York! (ufa!)
Foi tão bom voltar a abraçar a minha mana!
Quanto ao G. cada dia que passa são mais as gracinhas do petiz: até já disse "Pima", na quarta-feira, que foi o Papá levá-lo à escolinha!
E no jantar de primos ficámos todos a saber que já utiliza a palhinha para: àgua, leite, iogurte e até sopa, quando a Mamã se engana nas quantidades!
Diverte-se a calçar os sapatos da mãe e a andar com ar maroto pela sala, como se de uns skis se tratasse. E o Papá babado, delira com a promessa de descer umas pistas cobertas de neve, com o seu rebento!
E claro está, este post não ficaria completo caso não se falásse da gracinha que a "Pima" Mafalda lhe ensinou e que ele não se esquece: "Onde está a maluca do Guilherme?" E ele muito pronto, leva logo as mãozitas à cabeça, e sorri...
19 Sept 2007
O Guilherme e as suas crocs!
O Guilherme e o seu babete.
18 Sept 2007
17 Sept 2007
Vanessa da Mata Boa Sorte/ Good Luck - Clipe Original
É só issoNão tem mais jeitoAcabouBoa sorteNão tenho o que dizerSão só palavrasE o que eu sintoNão mudaráTudo o que quer me darÉ demaisÉ pesadoNão há pazTudo o que quer de mimIrreaisExpectativasDesleaisThat's itThere is no wayIt's overGood luckI have nothing left to sayIt's only wordsAnd what l feelWon't change(Refrão)Tudo o que quer me darEverything you want to give meÉ demaisIt too muchÉ pesadoIt's heavyNão há pazThere is no peaceTudo o que quer de mimAll you want from meIrreaisIsn´t realExpectativasExpectationsDesleaisMesmo, se segureQuero que se cureDessa pessoaQue o aconselhaHá um desencontroVeja por esse pontoHá tantas pessoas especiaisNow even if you hold yourselfI want you to get curedFrom this personWho advises youThere is a disconnectionSee through this point of viewThere are so many special people in the worldSo many special people in the world... in the worldAll you want all you want(Repete refrão)Now were falling (falling), falling (falling) into the night (into the night),Falling (falling), falling (falling) into the night (um bom encontro é de dois),Now were falling (falling), falling (falling) into the night (into the night),Falling (falling), falling (falling) into the night.
15 Sept 2007
11 Sept 2007
E agora o bacio...
Esta minha amiga é muito paciente com as minhas perguntas acerca de problemas simples ou de problemas enormes que cuidar do meu filho trás.
Desta vez conversei com ela sobre o bacio. Tanto quanto eu sabia é a partir dos 24 meses de idade que o controlo sobre a esfincter se dá, e com o G. com 16 meses nunca me passou pela cabeça começar a habitua-lo ao bacio.
Ela contou-me que começou a habituar o seu menino mais velho ao bacio no ano passado. Tendo ele mais ou menos 1 ano a mais que o meu, achei que podia experimentar.
Há uma altura do dia que eu sei que ele faz um xixi, que é antes de entrar no banho. Deve ser de ouvir a água a cair na banheira.
Anteontem, lá fizemos o que nos proposemos. Despimos o menino para o banho e sentá-mo-lo no bacio. Ele não achou lá muita piada. Mas nem insistimos. Claro que como se levantou do bacio acabou por fazer xixi no chão. Mas não ralhamos, claro!
Mais à noite, já depois do jantar, e antes de ir para a caminha, passei pelo WC, e qual não é o meu espanto, quando o menino estava todo entusiasmado com o seu acento...
Foi de tal maneira que lhe tirei imensas fotos. E aqui deixo uma para verem como até de lado ele andou a experimentar o "trono".
9 Sept 2007
Aniversário da Joanola!
30 Aug 2007
24 Aug 2007
22 Aug 2007
Aniversários
20 Aug 2007
Almoço de família!
Fui convidada pela prima mais velha do T. que me disse que era a missa seguida do almoço que fazem todos os anos por esta altura!
SÓ QUE EU AINDA NÃO ESTOU HABITUADA AO ALMOÇO QUE HÁ NESTA ALTURA DO ANO!!!
Saí de manhã, descontraída vestida para andar nas compras com a Primogénita! Leia-se, de crocs! Que as minhas nem as verdadeiras são, pois comprei umas AMARELAS numa loja de chinêses, na Ericeira! Foram muito mais baratas e servem perfeitamente para o seu propósito!)
Acontece que o tal almoço é um almoço que existe todos os anos, e que tem a presença de um elemento das altas esferas da Igreja Católica em Roma: o Cardeal Saraiva Gonçalves!
E como acham que eu me senti o almoço todo???? Que não tinha corpo, só uns olhinhos piquininos e uns sapatos gigantes amarelos e feios que saiam por baixo da mesa e chamavam atenção de toda a gente que olhava para mim!!!!
Nunca mais me vou esquecer do almoço que existe por esta altura do ano! Nunca mais!
Ainda para mais pois toda a gente andou a tirar fotos com o Senhor Cardeal, que é muito simpático, e eu bem que me agarrei à máquina para não dar espaço que me dissessem para eu ir tirar uma foto com o Tio. Acontece que com o G. não é complicado eu não dar nas vistas, e a Tia Cassiana, que é uma querida, chamou-me logo para tirar uma foto!!! Eu bem que tentei disfarçar, mas não fui muito bem sucedida!
Resumindo e concluindo, andei a tirar umas fotos com o Tio Cardeal do T. calçada com umas falsas crocs amarelas!!!
Cheguei à conclusão que consegui juntar duas coisas muito estranhas neste post: crocs e o Tio Cardeal do T.
17 Aug 2007
O Meu Filho... O Meu Tesouro...
agradeço a Ti e à Mãe por existires na minha vida.
Filho, por tu me fazeres sorrir nos momentos em que estou triste...
agradeço a Ti e à Mãe por existires na minha vida.
Filho, por tu me ouvires quando estou pensativo...
agradeço a Ti e à Mãe por existires na minha vida.
Filho, por tu acordares sempre bem disposto, quando eu ou a Mãe te vamos buscar à cama...
agradeço a Ti e à Mãe por existires na minha vida.
Filho, por tu pores tantas vezes a Mãe a sorrir...
agradeço a Ti e à Mãe por existires na minha vida.
Filho, por tu teres todos os dias uma novidade para me contar...
agradeço a Ti e à Mãe por existires na minha vida.
É numa única prece, que te desejo meu Pequenino Ser,
que estás agora a florescer para a Vida:
...que tenhas sucesso por toda a estrada que ainda terás a percorrer!
...que tenhas grandes e iluminados dias na vida!
...que possas ser Rei sem perder a Simplicidade,
...que possas ter Fé sem perder a Esperança,
...que possas Sorrir sem perder a Lágrima,
...que possas ser Homem, sem perder a Criança,
...que possas ser sempre Feliz!!!
Iluminado seja o teu nome e o teu caminho para que possas vencer,
ficas, desde já a saber que para essa caminhada,
terás sempre o Pai e a Mãe a ajudarem em tudo...
Fazendo os possíveis e impossíveis... Nós cá estaremos!!!
Não existe na vida, nada que valha mais do que tu meu filho.
És um Tesouro único e inexplicável.
By TC...
"Coltura General" - 17 Agosto
...faz hoje 46 anos que o Muro de Berlim começou a ser construído.
e que:
...faz hoje 68 anos que devido ao perigo de uma nova guerra, a Grã-Bretanha assina um acordo de cooperação militar com Portugal, aceitando apoiar directamente o esforço de rearmamento e modernização das forças armadas portuguesas. O acordo só começará a ser cumprido 4 anos mais tarde.
Espero ter contribuído substancialmente para a vossa "Coltura General"...
16 Aug 2007
Festinha de aniversário
O G. esteve a dormir até tarde e quando acordou foi só vesti-lo e bater à porta.
Com 8 adultos e 6 crianças, a casa estava mais que cheia. E para ser sincera, foi complicado de interagir com as outras pessoas "da minha idade". Acho que acabei a conversar mais com as crianças do que com os adultos. Entre, cuidado com isto ou com aquilo, olhe que ele se está a babar, eu vou buscar um guardanapo, e outras coisas de mais, assim se passou a nossa tarde.
Foi gira, mas diferente!
Parece que aqueles tempos de conversa mais "adulta" já passaram, entrámos na fase mais "infantil"...
10 Aug 2007
Tenho me esquecido de contar...
- Dançou!
É verdade! Tão engraçado. Ele batia palmas, mexia os braços e depois até fazia piruetas.
E como o Papá é um excelente dançarino... Quem sai aos seus, não degenera!
Férias!
Boas férias, Indrar!!
Que sejam reparadoras as tuas férias e que voltes com a força toda para nos continuares a fazer, no mínimo, pensar!
9 Aug 2007
Aniversário da Pauleta
5 Aug 2007
Novas do Desafio do Eduardo!
Deverá haver novas em breve para a nova etapa!
Parabéns para os objectivos concluidos!
Já agora aproveito para perguntar para quando os passeios de bicla??
Beijinhos!
1 Aug 2007
É meu!
Mas hoje tive a sensação que ele já percebeu que as coisas podem não estar na mão dele, mas a posse é dele.
Eu passo a contar!
Estava a mudar-lhe a fraldinha de manhã e quando o sentei para lhe vestir a t-shirt, ele espetou o dedinho e apontou para um brinquedo dele e disse: "Meu".
E mais palavras para quê?
27 Jul 2007
26 Jul 2007
15 meses!
Parabéns ao meu menino!
Os papás amam-te muito e tens sorte de haver mais não sei quantos avós, e tios, e primos, que também já não podem viver sem... ti!
E dança, sim senhor!
Fomos ao pediatra dado que o antibiótico acabou na sexta e na segunda já o "piqueno" andava a tossir lá por casa...
As gracinhas do menino é que continuam...
Agora a melhor é uma parecença com o Papá babado: os seus movimentos como dançarino! Para quem não sabe o Papá é um grande dançarino e o Filho também já vai pelo mesmo. É muito engraçado vê-lo a chamar-nos à atenção quando ouve uma qualquer música e é dar aos braços e a flectir os joelhos ao som do ritmo da música. E é mais um sorriso que se esboça naquele rostinho lindo.
Ainda não o fiz, mas estou tentada a começar a pôr os cd de música para crianças no carro e deixo de saber como vai o trânsito de manhã, e o tempo durante o dia, só para ir ouvindo os cantarolares (que também já são muitos) do meu filhote... Mas também quem quer saber essas coisas e não prefere ir a ouvir a vozinha do seu menino?
19 Jul 2007
Sabias que...????
Este é para ti.
Sabias que......??????
Beijinhos da Tia Belita"
Colaboração da nossa mãe, tia, sogra e avó Belita
18 Jul 2007
Que situação mais estranha que eu passei...!
E quando ia a sair, ao entrar no elevador tive como companheira dessa curta viagem uma mãe com o seu filho. Nada disto seria diferente não foi a senhora em questão levar o filho numa cadeirinha de passeio e o carrinho da loja com as compras que fez. Eu já tinha visto os dois, pois quando passaram por mim, o pequenote deixou cair o telele da mãe ao chão que se desfez. E o pequenito ia na cadeirinha pois já devia ir farto do carrinho de supermercado. Como percebo esta situação. Já passei por elas montes de vezes...
Quando o elevador parou, vi a dificuldade que a senhora teve em manobrar uma cadeirinha de bebe e um carrinho de supermercado. Sem discutir que podiam haver outras opções para a senhora, deixar a criança com alguêm, ou não ir ao IKEA a não ser que acompanhada, o que é facto é que me dirigi para a senhora para lhe emprestar uma mãozinha.
Por muito estranho que isto vos possa parecer, foi um pouco angustiante. Por um lado queria auxiliar esta mãe em apuros, mas por outro lado, sei que se fosse comigo ia ter dificuldade em aceitar. Como mãe, e com as notícias que passam frequentemente nas televisões e jornais, o ser humano não é nada simpático com o seu semelhante. No entanto, fui muito directa e disse-me que também era mãe e que o meu pequenote devia ter mais ou menos a mesma idade do dela. E que também já me tinha visto nesta situação e que só a queria ajudar.
Um pouco a medo, permitiu que lhe empurrasse o carrinho do supermercado. O carro dela estava logo ali e foi curta a viagem. Quando lá chegámos, deu-me um grande sorriso e agradeceu-me novamente e eu disse-lhe que não era preciso. Que estava só a ajudar uma mãe como eu.
Que raio de mundo em que de vez em quando vivemos...
Porta-Chaves
Ando mesmo muito maternal, até a Peixinha mãmã, tem o seu filhote a acompanhá-la...
E se quiserem saber mais passem por aqui.
A primeira palavra do Guigas logo pela manhã...
Não é complicado de acertar em tal palavra.
Por vezes, diz uma frase, começada invariavelmente por Mamã, mas isso nada tem de discriminatório em relação ao Papá (tá com letra grande!). Apenas se deve ao facto de ser eu, que o vai buscar à creche e passar mais tempo com o "piqueno"...
Alguêm diz que o facto o Pai Babado por vezes não ser tão sensível às rabugices do pequeno em relação a outras coisas que não o sono, se deve ao facto de eu, talvez como Mãe, ou por maior conhecimento dos humores da criança, saber o que ele efectivamente deseja em dado momento, e andar sempre por perto. Mas devo dizer que não há pessoa em quem eu confie mais o meu filho do que no Papá dele.
No outro dia, falava com uma avó e contava-lhe que uma colega teve que ir para fora em trabalho. A colega em questão tem um menino com exactamente mais dois meses que o G. E durante talvez uma semana falou-me da sua angustia de não estar com o filhote durante dois dias. Tendo já transposto a barreira da amizade, senti muito a sua dor. Continuando, a minha história, a avó logo me perguntou, preocupada, com quem o menino ficava sem a mãe cá? E achei piada, pois foi instantanea a minha resposta: "Com o Pai!". Nem outra hipótese se pôs. Mas a avó continuou, mas não têem família por perto? Têem, dos dois lados, mas o Pai está perfeitamente capaz e é altamente motivado para ser... Pai! Então e as comidas? Bem, aí o caso é um pouco mais complicado, mas com uma solução. A minha colega fez um serãozito e deixou as comidas preparadas. E só penso que até deve ter sido divertido para este Pai, ficar encarregue do filho. E que quando a Mãe voltar as saudades que apertam, e o orgulho de estar à altura da responsabilidade que ele prontamente atendeu. Devo dizer que o amor quebra barreiras, mesmo. O Meu Amor até já faz Esparguete à Bolonhesa, e só vos digo que estava delicioso...
Portanto, escusem-se avós, que se eu tiver que viajar, o Pai do meu filho não precisa de mais nada, só dele próprio.
Bem, e estar mais atento às horas e às rabugices do petiz, que às vezes querem dizer que tem... fome!
Só para terminar, agora já estou descansada pois a palavra que o Guilherme, diz muito peremptório é...
- Pápá!
E assim não restam dúvidas, certo?
17 Jul 2007
Mémés... montes deles...
16 Jul 2007
Melão!
A Otite está a ser curada com o antibiótico e tudo parece ir bem...
E como já foi dito em pelo menos dois dos comentários da Avó Belita, o G. já diz Vóvó!
Portanto alegrem-se as avós, às três que este meu filho é um sortudo e pode chamar de avó a três simpáticas senhoras, que já entraram definitivamente no vocabulário do neto querido.
Mas o giro que tenho para contar é que o Avô Alfredo, que almoçou com o neto no sábado lhe ensinou a dizer: melão! Pois, não tem nada a ver, mas como aqueles que conhecem o dito Avô, perseverança é a sua maior característica, para o bem e para o mal!!! E tanto disse melão à criança, que o petiz deve ter achado aquilo que muitos adultos pensam frequentemente: deixa cá dizer o que ele quer, ou não pára de dizer esta palavra...!! ;))
E então disse Melão! Ou qualquer coisa parecida, tipo meão! Mas olhem que fico mesmo parecido com melão...
12 Jul 2007
olés!
Hoje aproveitei a minha hora de almoço para ir a uma loja fantástica de cartões e postais. E ontem visitei um centro budista depois do trabalho e comprei um livro de Matisse.
Vou trabalhar! E tenho tantas saudades vossas! O meu problema não é sentir, é mesmo exteriorizar, desculpem lá se às vezes se não o faço mais.
BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS
p.s-vou tratar da net rapido para poder actualizar o blog.
Pauleta
11 Jul 2007
Otites e outras coisas mais...
E já há antibiótico para tomar de 8 em 8 horas! Mas o pior é que o pediatra está de férias (também é de seu direito, mas devia deixar uma mensagem no atendedor de mensagem para os inteligentes dos pais não demorarem mais de 1 dia para perceber que " temos que levar o pequeno ao hospital....").
Mas pronto! Parece que a coisa está a melhorar e as dores já passaram há muito.
Seja como fôr, a gracinha que tenho para contar desta vez, é no fundo uma adenda ao post anterior, pois o G também já diz "olá", ou qualquer coisa que pode ser interpretado como tal, e agora até já tende telefones. É muito giro, porque julguei que quando ele quisesse fazer isso, também quisesse um telefone de verdade, mas não! Diverte-se sozinho com o telefone de brincar dele. E é ouvi-lo "Tá, Tátá!" e isto quando se tenta ter uma conversa "importante" com qualquer outro adulto que nos telefona. Mas é impossível! Só dá vontade de rir! Por isso, se me ligarem e me ouvirem a rir, e mais ao longe estiver um "tá, tátá" riam-se comigo! Pois é com certeza o meu petiz a imitar-me... E imaginem-no de telefone(o chuveiro, sabem?) azul junto à boca, sim, que ele quer ter a certeza que a mensagem chega ao outro lado.
9 Jul 2007
Recapitulando...
Papá
Mamã
pápa
nã (não)
dá (toma lá e dá cá, pois ele não tira os olhos!)
muuu (tudo o que é animais)
pópó (foi a tia Mafalda, mas a seguir acho que é: Guito, com as duas mãozinhas)
olá
Estou tão babada que vocês nem imaginam...
6 Jul 2007
A primeira frase do G.
Ora o Guilherme, quando íamos a entrar em casa disse-me: "Mamã, pápa!". Isto para mim é uma frase, certo?
É verdade! Ele lembrou-se que quando chegamos a casa, lhe dou o segundo lanche. Qualquer coisa que o aguente até ao jantar. E é um momento muito engraçado de mãe e filho. Muitas vezes telefonamos para o Papá a perguntar a que horas ele chega a casa.
5 Jul 2007
Enquanto eu lavava os dentes de manhã...
Quando vi o disparate, não sabia se havia de rir (o que não era muito pedagógico), se de chorar (o que não faz muito o meu género), se de ralhar com ele (embora ele tenha percebido que fez mal), ou se havia de tirar uma foto!
Obviamente, mais palavras para quê?
Optei pela última!
Divirtam-se, que eu agora aqui estou a rir-me que nem uma perdida...
4 Jul 2007
Bolo de Chocolate - Para os mais gulosos...
6 ovos
200g de açucar
250g de manteiga
250g de chocolate
1. Misturam-se os ovos e o açucar.
2. Mistura-se o chocolate derretido e a manteiga derretida.
3. Junta-se tudo.
4. Vai ao forno à temperatura de 180º numa forma sem centro untada com manteiga e farinha, durante 20 minutos, e retira-se mesmo que pareça ainda cru, pois é mesmo assim.
Não tem foto, pois desapareceu tão rápido que nem consegui tirá-la...
Bom Apetite!
A saia da Joanola
Há uns anos atrás, para minha vergonha pessoal, não há tantos assim …*sigh* a prima Joanola e as amigas (para efeitos estatísticos duas) decidiram que estava na altura de empreender pelo mundo da costura.
Assim sendo foram as três para a Feira dos Tecidos procurar matéria para fazer uma saia para mim. Como grande fã de tecidos fofinhos e quentinhos descobrimos um tecido fantástico, preto, fluffy e sobretudo barato, claro está que trouxemos imenso.
A minha amiga tirou as medidas, fez tudo na perfeição e tecnicamente a saia está giríssima, eis senão quando, mostro a prenda à minha mãe que se parte a rir (para quem não conhece a minha mãe isso não é muito bom sinal) aparentemente o tecido de que tanto gostamos era carpélio que serve para fazer tapetes de casa de banho e peluches.
Conclusão andei durante algum tempo (agora já não me serve) vestida em tapetes de casa de banho.
Obrigada, André!
Últimas do Guilherme
Mas agora descobri-lhe mais umas palavrinhas: Muu, quer dizer animal, ou seja, gato, cão, galinha, hipopótamo, crocodilo, etc...
Também diz "dá" que dizer que nos está a entregar alguma coisa, ou que quer alguma coisa. É muito versátil esta palavra.
E "nã" que quer dizer, não!
Também agora tem uma mania muito engraçada. Quando não o deixo fazer alguma coisa, finge que vai contra uma parede ou porta (sem se magoar, claro!) e chora como se se tivesse magoado, mesmo. Agora, depois de umas quantas "amolgadelas" já não chora muito pois eu não ligo. Mas até eu perceber que era a finjir, demorou...
O menino já sabe o que quer, e não se importa com os meios para o fazer. Só espero que não saia à Tia/Madrinha P. que tinha a alcunha da chorona! Vá-se lá saber porque! Mas isso são outras histórias no passado mais negro da P.
3 Jul 2007
Meus lindos sapatos verdes!
2 Jul 2007
Grande carecada!!!
E ficou... estranho! Diferente, o cabelo, mas agora com os calores do verão tinha que ser.
Disseram-me tens que lhe cortar, para o cabelo dele reforçar, já que tanto eu como o Telmo temos cabelo forte. E os caracóis do pequeno pareciam feitos algodão: suaves, suaves!
Mas se não fosse pelo verão, não lhe tinha cortado o cabelo, porque o havia de fazer se gostava tanto dos caracóis do meu menino??
Mas cortei, pois o verão eventualmente há-de chegar, cá a Portugal!
E o cabelo do G. é forte! É verdade, e desenganem-se quem julgava que o menino não ia ter um cabelo forte: afinal, quem sai aos seus, não degenera!!!
uma coisita rápida...
1 Jul 2007
Desafio do Eduardo II
Joanola, acho que vais perder o desafio, ou talvez não! É conforme o ponto de vista!
29 Jun 2007
Primas Gémeas...
Só para situar os mais desatentos, a Primogénita tem um dia de diferença de mim, ela nasceu a 3 de Janeiro e eu a 4, no longínquo ano de 1975.
Logo deve haver toneladas de histórias que se passaram connosco.
Eu lembrei-me de uma a que chamei "Afinal, a Filipa até fala!"
A minha querida prima Mafalda sempre foi a líder. E não fossem as diferenças de tamanho mais que óbvias, sempre me senti protegida neste papel de seguidora. Até porque a minha prima tem um coração do tamanho do mundo, e ama-me como a uma irmã. Aliás, quem conhece os 4 primos sabe que somos irmãos, todos!
A Mafaldinha sempre foi de uma eloquência e argumentação que, como dizia o outro, vendia frigoríficos a esquimós. Andávamos sempre juntas. Mas ela é que falava, e até os copitos de àgua para a prima Fi, a Mafaldinha, que mal chegava ao balção da pastelaria chegava, pedia!
Uma vez, comemos pescada em casa dos Tios Luísa e Guilherme, papás da Mafaldinha e do Eduardo. E, azar dos azares, uma espinha alojou-se na garganta da "piquena". A Mafalda deixou de falar, pois doía-lhe. E de repente, quem explicava a situação era a caladinha da Fi, que ganhou voz!
Ainda foram umas horitas até que um engenhoso médico com uma pinça muito delicada lá foi tirar a malandra espinha! E logo que a Mafalda saiu do consultório do médico, os olhos até lhe brilhavam! Já podia falar! Que cansada que já estava de não poder falar!
E tudo voltou ao normal... A Mafalda a falar e a Filipa a ouvir!
Prima, fico à espera que tu contes a outra!
Outra história do Avô Fernando
Portanto aqui vão as palavras da Belita:
"Vou contar uma pequena historia do avô Fernando.
Em tempos que já lá vão, coabitavam com os avós duas cadelitas de raça "pincher",a Nicha e a Bijoux que eram "o ai jesus do avô".
Quem as levava à rua,passear, era sempre o avô Fernando....Escusado será dizer que..à custa das ditas cadelitas,o dono,que era muito sociável e simpático conhecia as damas todas das redondezas...(as que tinham cães e..não só)
A Avó Bina que era ciumenta..ia constantemente espreitar o avô que encontrava sistematicamente a conversar com senhoras da vizinhança....Mas, diga-se em abono da verdade...todas estas senhoras, para o Fernando...eram apenas "homens"...porque ele só tinha olhos para a sua Bininha...
Onde quer que estejas, papá, muitas saudades...da filha Belita."
E eu acrescento, que os primos se lembram muito dos avós!
28 Jun 2007
Para memória futura...
Então eu começo.
Houve um aniversário do Avô Fernando, um dia 26 de Abril, já passado, em que como sempre com o Avô era complicado oferecer-lhe presentes. Para quem não se lembra, o Avô andava naquela fase de controlar o papel higiénico lá em casa! Era terrível! Parecia que eramos umas gastadoras de papel higiénico, eu e a Pauleta!
(Tio Guilherme, não tem direito a reclamar do papel higiénico e das capsulazinhas de nespresso em sua casa!!! Essa história fica para mais tarde...)
Seja com fôr, o Nuno, o puto original, oferecia sempre presentes originais, mas principalmente úteis: pasta dos dentes, pensos higiénicos, etc.
Logo nesse aniversário, o Avô Fernando recebeu do Nuno, muito bem embrulhadinho, um(1, mesmo!) rolito de papel higiénico!
Esta história acho fenomenal! E queria deixá-la aqui para memória futura...
Eram duas pessoas fantásticas e das quais sinto muito falta... E sei que não única. Tenho pena que nem um nem outro tenham conhecido o G.
Que por 2 meses, o Nuno não tenha tido a alegria de ser tio, novamente.
E que o Avô não tenha tido a oportunidade de ficar todo inchado com o bisneto nascer no dia do aniversário dele!! Como a tia diz: "nem lhe caberia uma ervilha..."
Quem se me quiser juntar e se lembrar de histórias de outros, tem a palavra! E já agora, espero que gostem desta minha iniciativa.
27 Jun 2007
Um Pai... aos 14 meses de um filho...
Dantes, chamavas e eu ia levantar-te do berço, preocupado
com o teu choro. Deixava-te a dormir e dava-me todo a ti.
Tu, nos meus braços, deitado e tão pequeno, abraçavas-te
muito à minha preocupação. Dizias baixinho: vamos ouvir
música, quero dançar contigo até que os demónios da noite
estejam longe. E eu ia. Ia tanto como nunca, eu que nunca
dancei para ninguém. Ligava a música, colocava-a baixinho,
tão baixinho que só nós sentíamos o seu som e dançávamos.
Ao som da música eu era o Pai, ao som da música
tu eras o Filho. Dançávamos como dois anjos, sabes?,
mas isso não te digo porque é muito expressivo e fica mal
no Poema. Dançávamos heróis, é mais bonito. Eu era o teu
herói, aquele que te abraçava o corpo pequeno, muito nu e
encostado a mim. Tu eras o meu herói, as mãos jovens ainda
te seguravam com a força toda do mundo. Podem dizer que
dançarias com qualquer um que te levantasse do berço e te
sossegasse o sono. Mas não. Quem diz isso nunca foi teu Pai
e nunca te sentiu Filho. Nós éramos um só, um lugar-comum,
eu sei, mas éramos. Eu apenas contigo nos braços, minha
única roupa, meu único conforto, minha única protecção.
Tu embrulhado em mim pela tua pequena pela, inseguro
e tímido. E a noite, o longuíssima noite, eterna noite que
eu desejava nunca terminada. O céu no seu lugar devido,
a terra no seu lugar devido, e Nós, Nós os dois no lugar
que devemos para sempre um ao outro: um no outro,
um para o outro com duas peças de um jogo universal.
Agora, filho, agora cresceste e saíste dos meus braços. Terás
um dia alguém que te embale o sono como eu embalei, mas
nunca este amor que nasceu comigo e desabrochou contigo,
nunca este amor que só eu, teu Pai, posso oferecer ao longo da noite.
By Bargos...
PS: É também para uma MÃE sentida pela pouca participação
de um Pai neste nosso diário das "Conversas de Primos"...
Malvados Dentes!
Eu não percebo nada de dentes, mas estou a achar piada à forma da dentição do pequenote! Espero que em breve a coisa fique mais equilibrada...
Nota: Para os mais entedidos, eu não estou aqui a pôr a dentição de leite completa, estou só a pôr até onde os dentes do meu filho nasceram, só à laia de diagrama!
Aula de Ginástica!
Encontrámo-nos lá com a Leonor e com o Francisco.
Estavam incansáveis os três. E foi giro pois as mamãs, que depois de um dia de trabalho estavam estafadas, já trocavam de filhotes! Ou seja, para quem não sabe, no nível 3(dos 10 aos 16 meses) as professoras incentivam os pais a estar à distância de um abraço dos seus pequerruchos. Ora Para quem já está cansada e o filhote já anda por todo o lado, às duas por três, o rabo já pesa mmmuuuuuiiiiiiiitttttttooooooooooooooooooo...
Mas foi muito giro! A Leonor, como menina que é, dava o mote! E depois lá se seguia os meninos. Mas no fundo, cada um tinha a sua agenda e não batia sempre certo com a da professora.
Foi uma aula fantástica! Adorei! Diverti-me e ainda para mais já temos outra ... palavra(??!!) aprendida:
- MUUUUUU!!! É verdade! O Guilhermito já diz Mu!!!
E é tão giro! Tudo é giro!
26 Jun 2007
E agora "Mamã"!
E então também se esforçou para ensinar ao G. algumas palavrinhas.
Mas como sempre o pequenote trocou-nos as voltas e disse "Mamã" ontem no supermercado quando andava nas compras com a Mamã. Foi para eu o tirar no carrinho pois ele já estava fartinho de lá estar (tinhamos entrado à 5 minutos para comprar pão e ovos, e ele já estava farto, e tem a quem sair!).
Entrámos a canta, sim, eu a cantarolar e ele a repetir o que eu dizia! Foi giríssimo! E depois eu a dizer-lhe que eram só mais 5 minutos e ele olhou para mim e disse "Mamã" como se dissesse: "Mãe, cinco minutos já são demais!!!" Já a formiga tem catarro!
25 Jun 2007
Fiquei sem PC...
Fiquei sem PC na semana passada, mas já está tudo a funcionar... E como dizia alguêm:"...o importante é o PC funcionar!"
22 Jun 2007
Notícias do Desafio
um breve "olá" para dar conta do "estado da Nação" relativamente à dieta: já baixei dos 82,5 kg! hehehe
continuo com o objectivo primeiro de chegar à casa dos 70's até Agosto. sei que parece pouco ambicioso, mas estou a conseguir perder peso pela simples adopção de um regime alimentar ligeiramente menos carregado dos (habituais) excessos. isso anima-me. não tou a fazer um regime "de momento", mas apostado em alterar hábitos alimentares de fundo. vamos ver...
e já agora, estou a pensar ir efectivamente ao ginásio ou, pelo menos, conseguir ir dar regularmente uns passeios de bicla com o primo S. para ajudar a perder as banhas. quem mais alinhava nisso?
beijos e abraços,
E.
PS - PRIMO no Dicionário:
1) de prima - s. m., diz-se do indivíduo em relação aos filhos dos seus tios.
2) do Lat. primu - s. m., primeiro; excelente;
3) Mat., diz-se do número que só é divisível por si e pela unidade.
18 Jun 2007
E assim se acabaram estas férias...
Na última quinta-feira, ele disse papá! É verdade já o tinha dito, vezes e vezes sem conta, mas desta vez fiquei com a impressão que foi por reconhecer a voz do papá dele ao telele...
E melhor ainda é que o papá dele também o ouvi, daí que foi um dois em um: primeira palavra a sério e a pessoa respectiva ouvi-o!
E já agora gostava de contar um momento do o meu filhote, pois surpreende-me a capacidade, que nós humanos, e em concreto as crianças, têem de se divertirem com tão pouco e de uma maneira tão didáctica.
No outro dia estávamos no restaurante e não lhe tinhamos levado os brinquedos.
E não é que a criança se divertiu com uma palhinha e com uma garrada de àgua de vidro??!! E durante largo tempo???!!!
E agora é vê-lo a andar lá por casa a refilar (quem sai aos seus...) com os gatos, e de palhinha em punho como se de um ceptro se tratasse e aqueles os seus subditos...
16 Jun 2007
Em busca de algo chamado Felicidade
Em busca de algo chamado Felicidade!
Este é da Rafaela, mais uma priminha minha!
E para quem ainda não conhecia o seu blog de manualidades:
12 Jun 2007
"New Blog in Town"
É verdade! Gente, temos um novo blog a publicitar! (Qualquer dia este blog só anúncia outros blogs...!)
Deste vez, é o nosso famoso casal de "Marretas": o A. e a I. que resolveram criar o seu próprio blog de aventuras e desventuras...
Temos que lhes dar o nosso apoio. E se por lá quiserem passar, é só clicarem aqui!
Bjs a todos aqui da Ericeira.
6 Jun 2007
Desafio do Eduardo (e outras coisas mais)
fica para breve um post com mais substância.
Desafio do Eduardo!
Para ajudar o meu primo no seu último desafio, criei um espaço dele mesmo: chama-se Desafio do Eduardo e mede como vão os seus esforços para perder uns quilitos a mais que ele tem...
Gostas-te, Joana? Achas que vai resultar? Até o marcador é uma Joaninha! Isto entusiama-o, certo??
Primo, força! Já falta pouco!
Agenda dos Miúdos
Aula no Gymboree...
5 Jun 2007
Era uma vez...
Tinha duas filhas e um marido!
E muitas outras coisas, mas isso agora não interessa nada...
Andando para a frente ou não conto a minha história!
A menina I., que por acaso até é a minha mãe, já teve cancro da mama!
E tem sido muito vigiada pelos médicos. Tem um historial clínico grande e longo e cheio de valores grandes e valores pequenos. Ora desta vez, na sua última ida ao médico, fez um exame, que já tinha feito "n" vezes antes.
1ºerro: Acontece que desta vez, quem lhe fez a Ecografia foi um médico-radiologista diferente do que a tem acompanhado, e que lhe disse para ir ao médico normal com o exame pois havia ali qualquer coisa de anormal (a minha mamanzita, só ouviu anornal!);
2ºerro: o médico que trata da minha mãe estava de férias;
3ºerro: e o Oncologista demorava muito para a atender, pois estavam muitos pacientes à frente, sendo que pacientes são aquelas pessoas que efectivamente estavam doentes (e não me refiro aqui à minha mãe!);
4ºerro: a minha mãe arranjou consulta noutra médica, que lhe mandou fazer um exame chato, doloroso e complicado, que tem uma preparação complicada que envolve entre outras coisas tomar antibiótico!
5ºerro: contou a toda a gente! E depois toda a gente contou a todos os outros que ainda não sabiam... Resumindo, Portugal Profundo já sabia, e algumas partes de outros países espalhados pelo mundo inteiro!
Hoje, lá fomos nós com a minha mãe: o meu primo, o meu padrasto e eu!
Ficámos na sala de espera. Depois de um começo atribulado, a minha mãe acabou por se vir embora sem o exame feito e com a promessa de este ser repetido mas desta vez com anestesia geral, sim que a minha mãe nunca se fica por menos! Daí ser tão fácil ter filhos! É drogas e mais nada!!
Mas desta vez, estávamos todos assustados! Quando ouvimos falar de mancha, ou está maior, ficamos logo mais calados e preocupados! Telefonemas foram mais que muitos, entre família, e amigos, e até colegas, pois não podíamos ir todos para a sala de espera...
Mas depois de 2 horas à espera, e se falarem com a senhora em questão e ela vos disser que esteve 2 horas à espera do MÉDICO-QUE-A-ACOMPANHOU, não é inteiramente verdade! A Dona I. esteve acompanhada por nós! E fizémo-la rir!
Seja como for, lá entrei para o gabinete do médico, muito simpático e sorridente e que lhe disse que o tal valor que nos fez entrar em pânico desde à 1 semana, media-se em mm e não em cm, ou seja eram 8 mm e não 8 cm! E a cereja no topo do bolo, era que este valor era normal desde finais de 2004, coisa que a minha mamã teria visto se fosse aos seus exames anteriores!!! E não ter ido à internet ver o que isso era, e já estar morta e enterrada, como certas pessoas desta minha família fantástica (mas isso é outra história, que eu ou alguêm conta noutra altura)...!
Resumindo e concluindo: A I. está tão "anormal" como estava à 3 anos! E quem a conhece, nunca a viu de outra forma...
Mãe, estas linhas são para ti!
Em primeiro lugar, vai ao teu médico primeiro antes de nos causares pequenos ataques cardíacos!!!
E em segundo, se queres gastar dinheiro desnecessariamente, dá-mo! Eu gasto em futilidades! Acredita que fica muito mal gasto!
E estas linhas são para todos: deixem aqui o vosso comentário para a Belita saber que afinal não está sozinha e tem muita gente que se preocupa com ela! Sim, que na sala de espera era a única pessoa com mais 3, é verdade, 3 acompanhantes... Mas a bem da verdade, pagou-nos o almoço!
2 Jun 2007
1 Jun 2007
29 May 2007
Molduras III
Mas aqui ficam as minhas últimas habilidades:
O menino que recebeu esta moldura chama-se Guilherme, mas não é o meu!
Esta foi para o Gonçalo, o nosso vizinho! E o G. gostou tanto do unicórnio que o estava a tentar apanhar quando eu tirei a foto.
Esta moldura foi para a pequena Raquel e já estava prometida havia muito tempo. No entanto, ainda foi a tempo de acompanhar a sua dona para o seu novo quartinho.
E esta foi para a Alice, que eu conheço, mas que espero que tenha gostado muito do peixinho, da estrelinha e dos cavalos-marinhos!
PS. É verdade, P., por lapso, não escrevi o "não", pois eu não conheço a Alice! De qualquer maneira, ainda bem que ela gostou!
Uma nova do G.
28 May 2007
Vi um louco!
Quase que tive de me desviar para não ser atropelada, por um senhor muito simpático, é verdade, mas que se não fosse um enorme capacete na cabeça, a segurar os cabeços castanho-loiros (ou não fosse a imagem do louco de cabelo no ar), eu não teria percebido logo à primeiro que é o nosso desaparecido primo Bernardo!
E assim fiquei sem os seus doces beijinhos, pois no meio da estrada com um motão (literalmente, não estou a mentir!), tinha mesmo que se manter de capacete na cabeça!!!
As saudades ficaram adiadas com a promesa de um reencontro, até para voltar a ver o seu novo primeiro G. que agora já tem 1 anito e que ele conheceu com 4 dias (é verdade, eu tenho as fotos!).
Roam-se de inveja aqueles que têem saudades do nosso Primão desaparecido! Eu voltei a vê-lo e está simpático como sempre, louco, também, mas simpático!
25 May 2007
Temos um novo elemento no nosso blog!
A ideia original é para a nossa prima futura-emigrante pôr no seu blog, o Indrar, mas tb já agora, ponho no nosso, e espero que a zona de NY fique a vermelho, o que quer dizer que a nossa caríssima Emigrante nos anda a cuscar!!!
24 May 2007
Em casa com o G.
Pensei ir ser um dia complicado já que os gemidos de manhã me partiam o coração.
Mas depois com o passar da manhã, a febre quebrou e o G arrebitou...
E agora até sinto saudades de ontem que deu para muito coisa: dormir, brincar, andar atrás dele, pois neste momento já só as portas fechadas e os móveis altos o impedem de andar atrás dos gatos...
As dores passaram todas e a vinda dos primos à noite lá a casa, terminou com um dia que ia ser complicado, mas foi doce e vai ficar na minha memória.
21 May 2007
As novas gracinhas do G!!
No outro dia, foi a Tia Mafalda a sacrificada! E ontem foi o pai e a mãe. Fiquei a saber que a mão do Guigas cabe dentro da minha boca. Ia-me saindo o jantar, é verdade! Mas ele riu-se muito!
E os pais lá foram deixando a sua cria meter as mãos na boca, o nariz era mais complicado!
E o riso do pequenote é contagiante! Ri porque nos vê a rir! E é tão engraçado!
17 May 2007
O Guilherme começou a andar...
Vê para onde pode ir e onde se pode agarrar a seguir, mas avança. Entretanto algo lhe parece mais fascinante e maravilhoso, então pára a meio, e eis que recomeça noutra direcção...
Entretanto vai de braços no ar, para se agarrar o nada, mas que lhe dá mais segurança e ri, ri muito com a sua grande vitória. E ainda mais se diverte com o bater de palmas dos pais babados que o incentivam.
E quando finalmente chega ao outro lado, agarra-se como se disso dependece a sua vida, e quando se sente mais seguro, bate palmas a olhar para os papás enternecidos com o seu bebe. Com o seu eterno bebe! Agora sim, compreendo todos os que vieram antes de mim...
Que bom sentirmo-nos bebes para alguêm!
Se sensações opostas eu tive ontem com esta pequena vitória do Guilherme.
14 May 2007
Molduras II - Continuação
Lisboa by night...
Esta é da Ponte e do Cristo Rei. O tempo estava mau, mas o sítio, é sempre bonito de se visitar. O sol entretanto deixou mesmo que dar lusco-fusco e aqui ficam o Elevador da Glória e as Ruínas do Carmo.
E mais para a direita, a Praça da Figueira e o Rossio, ou pouco mais para cima.
9 May 2007
Molduras II
Carimbos VII
Este foi pensado para o dia da Mãe, mas não o cheguei a fazer. Daí que ainda vá fazer um carimbo com as florinhas, juntas ou separadas, ainda não decidi...
Presente do Dia da Mãe...
Mãe, espero que tenhas gostado que lhe dês muito uso. Bjs