Cantinho do Guilherme

Lilypie Kids Birthday tickers

Cantinho do Ricardo

Lilypie Fourth Birthday tickers

27 Mar 2008

Páscoa

E assim se passou mais uma páscoa...
Mas com mais umas novidades do G., já que essas quer faça sol, quer haja chuva, são constantes.

Comer sozinho a sopa, é com ele! Seja canja, creme, ou com legumes tipo espinafre que ficam de fora da boca. Mas nem pensem que ele se atrapalha, mete as mãos, e vai tudo lá para dentro!

As palavras, diz todas, com maior ou menor dificuldade. As frases começam a ser mais completas.

O E. voltou das Àfricas e quando no seu 1ºencontro com o G., estava este a brincar com uma rodinha que caiu ao chão. O G. disse que "não há!", espantado, mas o E. viu-a e apanhou-a. Conforme a recebeu, o G. agradeceu com um "Bigado", muito seguro, que nos deixou todos embasbacados e enternecidos. Principalmente a mim, Mãe Babada! Claro que tal não se tornou a repetiu, para já, mas parece-me que vamos no bom sentido...

E começa a ser divertido ter diálogos com o G.
Ele pergunta, ele respondeu, e assim se percebe o que faz parte do seu mundo.

Quanto à Páscoa em si, parece que a casa da Avó "Zabel" ficou toda limpinha com o aprumo do Sr. G, com uma vassourinha e uma pá em punho, e as orientações do Avô Alf.

19 Mar 2008

O grandioso Dia do Pai

Filho a cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca...

Por isso ficas a saber que, como resolução do Dia do Pai, dar-te-ei todo o meu amor, com todas as forças que tenho da forma mais altruísta e espontânea que conheço...

Filho amo-te hoje... Amar-te-ei sempre...

Telmo.

Dia do Pai

Hoje é dia do Pai.

G. teve o Pai T. a ir levá-lo à creche e a ir buscá-lo para uma actividade diferente:

Uma festa no Gymboree!

Foi muito giro! Só Paiiis na aulinha, e com temas dedicados só para eles:

- Pescaram, limparam o carro, subiram às árvores e apanharam maçãs, plantaram sementes e regaram, andaram a cavalo, andaram em cima dos troncos, e terminaram a fazer um porta-chaves com o formato de um carro!

Ficaram os dois de rastos, completamente! Ora experimentem fazer tudo isto em 2 horas!!!

E as Mães ficaram todas do lado de fora, a ver babadas e a tirar fotografias...

Que final de dia bem passado! Foi um divertimento!

18 Mar 2008

As avós e os abraços

Já existem outras pessoas claramente no mundo do G.
E só Avó ou Avô já não serve para as identificar.
A Mãe do Telmo, a Avó T. é a Avó Olá-Olá-Olá! E isto é assim, porque a Avó T. Sempre que o via ou "falava" com ele ao telele, começava por dizer: "Olá, olá, olá!".
E ele habituou-se e para a identificar começou a chamá-la assim também.

A minha Mãe é só "Abó". Mas ontem, estávamos nós numa grande loja e a minha Mãe tinha desaparecido de vista. E não é que o pimpolho não se atrapalha? Começa em plenos pulmões a chamar: "Abooooó!" Para quem o conhece sabe que ele é tímido e envergonhado, mas ontem estava endiabrado. E para se divertir, como eu a chamava de Mãe, ele também começou a chamar de Mãe! E sabia que estava a gozar...

Por outro lado, hoje de manhã, tivemos uma sessão de abraços. Talvez influenciado pelo "Piquinhos" do livro "Quero um abraço". Mas foi divertido, porque ele estava divertidíssimo a abraçar a Mãe, eu, e depois dizia, "agora o Pai", e ficava à espera que o Papá babado aparecesse.

Espero muitos mais abraços para breve... ;))

17 Mar 2008

Os pitápis e a sopa

O G. tem uma palavra perfeitamente identificada pelos seus progenitores, e que não faz parte dos dicionários de língua portuguesa, ou mesmo de todos os tratados da mesma, ou não seria isto tema para vir para o blog.
Mas vamos ao que interessa:
- "pitápis".

E dizem vocês, mas que são "pitápis"? São lápis, canetas, etc. Tudo o que escreve e que serve para ele fazer desenhos. Lindo, não? Mas devo dizer que tenho tido um problema neste departamento, é que não encontro lápis ou canetas para melhores de 2 anos. Não que agora vá fazer grande diferença agora, já que o aniversário está para breve. No entanto, já desde os 14 ou 15 meses que ele mostra interesse em fazer desenhos, seria bom que se arranjassem lápis ou canetas para menores de 2 anos, não?



E como comer nunca foi problema para ele, agora até a sopa já a come sozinha, porque o resto já não dava hipótese. Por isso, os nossos vizinhos devem ouvir, muitas vezes, por volta da hora do jantar, a plenos pulmões, o seguinte:

- Não, é meu!!!!

Isto acontece porque os tais progenitores tentam limpar-lhe a beiças, e o petiz, reclama, logo por duas razões:

1) Ou lhe tiramos a colher para retirar o excesso de sopa, e ele não pode continuar a comer a sua sopinha;

2) Ou lhe limpamos a boca com um guardanapo e, tal como na razão 1), não pode continuar a comer a sua sopinha!!!!

Não sei se já tinha contado, mas a sofreguidão da criança sempre foi tanta que quando o introduzimos às sopas, tanto eu como o Papá, tinhamos uma colher para lhe irmos dando as colheres mais depressa à boca para ele não berrar tanto entre colheradas...! É verdade!



Só mais uma coisa: no próximo dia 19 é o Dia do Pai! E o G. e o Papá já têm programa, mas não vou contar tudo para já!!! É surpresa!

Frase Magnífica

"Segundo estudos independentes, só entre 2001 e 2003, Bush, Powell, Rumsfeld, Cheney, Condleezza Rice e mais membros da administração americana proferiram um total de 935 declarações falsas [sobre a guerra no Iraque]. Neste quadro de terror e mentira impunes, não deixa de ser chocante que, nos Estados Unidos, um governador seja forçado a demitir-se por ter mentido... sobre a sua vida sexual."

Manuel António Pina, "Jornal de Notícias", 17 de Março de 2008

10 Mar 2008

O G. passou para o nível 5 do Gymboree!

E reencontrou uma amiguinha, a Madalena!
Claro que a menina é tão querida que lhe quis dar um beijinhos, mas ele ainda não acha piada a essas coisas. Não assim, sem mais nem menos.
No entanto, a aula foi sobre as árvores, as flores, etc. e ele foi todo envergonhado oferecer uma flor à linda Madalena. Mas fugiu logo a seguir.

Melhor ainda, acho que esta aula, repleta de meninos novos, foi muito engraçada. Acho que adorou. Agora já está no desenvolvimento do pensamento simbólico. O que é muito engraçado, pois poderam subir às árvores, e apanhar maçãs, verdes e vermelhas, plantar sementes, e até passear pela casinha na àrvore. E tudo sem nunca sair da aulinha do Gymboree.

Realmente, a imaginação é uma coisa estupenda! Uma das melhores coisas que existem!

6 Mar 2008

"Estória, Mamã, estória!"

Vocabulário do Guilherme:
Estória = Livro

O Guilherme adora livros!
Sai à Mãe neste aspecto, já que o Pai é mais manuais...

Mas a parte gira é que ultimamente já percebeu que o livro não tem só imagens. Tem histórias, e que é mais divertido a Mãe ou o Pai lerem a história que ser só ele a folhear o livro.

E já tem livros com folhas "normais". Não é só daqueles com as folhas em cartolina mais grossa não vá ele decidir dividir essa folha em duas.



Então a história desta vez foi acerca do Piquinhos, um porco-espinho bebé que queria um abraço e ninguêm lho dava por ele ter picos!










Então e esta?
"A chupeta da Princesinha está sempre a desaparecer. Ela encontra-a nos sítios mais estranhos… na chaminé, debaixo do cão, no caixote do lixo. Todos dizem que a Princesinha já não tem idade para usar chupeta… Mas será que ela alguma vez vai largar a chupeta?"

5 Mar 2008

What kind of puzzle am I?

You Are Sudoku
You are simple, modern and elegant.
You're not that difficult to figure out, but very few people truly get you.
You approach the world with a pure logic that most people will never grasp.

4 Mar 2008

What kind of puzzle am I?




You are a Rubik's Cube



You are engaging and popular. People are drawn to your colorful personality.

As much as they try, people can't stay away from you.

And while you seem easy to understand, people can't figure out what direction you're coming from.