Cantinho do Guilherme

Lilypie Kids Birthday tickers

Cantinho do Ricardo

Lilypie Fourth Birthday tickers

29 Jun 2007

Primas Gémeas...

A Família está a achar piada a esta nova "label" Memórias passadas mas não esquecidas... e eu e a Primogénita lembrámo-nos de colocar mais duas situações .

Só para situar os mais desatentos, a Primogénita tem um dia de diferença de mim, ela nasceu a 3 de Janeiro e eu a 4, no longínquo ano de 1975.
Logo deve haver toneladas de histórias que se passaram connosco.

Eu lembrei-me de uma a que chamei "Afinal, a Filipa até fala!"

A minha querida prima Mafalda sempre foi a líder. E não fossem as diferenças de tamanho mais que óbvias, sempre me senti protegida neste papel de seguidora. Até porque a minha prima tem um coração do tamanho do mundo, e ama-me como a uma irmã. Aliás, quem conhece os 4 primos sabe que somos irmãos, todos!
A Mafaldinha sempre foi de uma eloquência e argumentação que, como dizia o outro, vendia frigoríficos a esquimós. Andávamos sempre juntas. Mas ela é que falava, e até os copitos de àgua para a prima Fi, a Mafaldinha, que mal chegava ao balção da pastelaria chegava, pedia!
Uma vez, comemos pescada em casa dos Tios Luísa e Guilherme, papás da Mafaldinha e do Eduardo. E, azar dos azares, uma espinha alojou-se na garganta da "piquena". A Mafalda deixou de falar, pois doía-lhe. E de repente, quem explicava a situação era a caladinha da Fi, que ganhou voz!
Ainda foram umas horitas até que um engenhoso médico com uma pinça muito delicada lá foi tirar a malandra espinha! E logo que a Mafalda saiu do consultório do médico, os olhos até lhe brilhavam! Já podia falar! Que cansada que já estava de não poder falar!
E tudo voltou ao normal... A Mafalda a falar e a Filipa a ouvir!

Prima, fico à espera que tu contes a outra!

Outra história do Avô Fernando

Agradeço à Belita (para os mais desatentos, antigamente assinava "Anonymous", agora dá pelo nome de Isa, Tia, e desta vez Belita, que é o meu preferido!).

Portanto aqui vão as palavras da Belita:

"Vou contar uma pequena historia do avô Fernando.
Em tempos que já lá vão, coabitavam com os avós duas cadelitas de raça "pincher",a Nicha e a Bijoux que eram "o ai jesus do avô".
Quem as levava à rua,passear, era sempre o avô Fernando....Escusado será dizer que..à custa das ditas cadelitas,o dono,que era muito sociável e simpático conhecia as damas todas das redondezas...(as que tinham cães e..não só)
A Avó Bina que era ciumenta..ia constantemente espreitar o avô que encontrava sistematicamente a conversar com senhoras da vizinhança....Mas, diga-se em abono da verdade...todas estas senhoras, para o Fernando...eram apenas "homens"...porque ele só tinha olhos para a sua Bininha...

Onde quer que estejas, papá, muitas saudades...da filha Belita."

E eu acrescento, que os primos se lembram muito dos avós!

28 Jun 2007

Para memória futura...

Tenho andado a pensar numa coisa nos últimos tempos. Sabem como quando nos encontramos, muitas vezes acabamos a contar situações giras e que de alguma forma nos marcaram? Sobre os que estão mais longe, ou que até já não se encontram connosco? Sobre os avós, sobre o Magoito, sobre a Pauleta?

Então eu começo.

Houve um aniversário do Avô Fernando, um dia 26 de Abril, já passado, em que como sempre com o Avô era complicado oferecer-lhe presentes. Para quem não se lembra, o Avô andava naquela fase de controlar o papel higiénico lá em casa! Era terrível! Parecia que eramos umas gastadoras de papel higiénico, eu e a Pauleta!

(Tio Guilherme, não tem direito a reclamar do papel higiénico e das capsulazinhas de nespresso em sua casa!!! Essa história fica para mais tarde...)

Seja com fôr, o Nuno, o puto original, oferecia sempre presentes originais, mas principalmente úteis: pasta dos dentes, pensos higiénicos, etc.

Logo nesse aniversário, o Avô Fernando recebeu do Nuno, muito bem embrulhadinho, um(1, mesmo!) rolito de papel higiénico!

Esta história acho fenomenal! E queria deixá-la aqui para memória futura...

Eram duas pessoas fantásticas e das quais sinto muito falta... E sei que não única. Tenho pena que nem um nem outro tenham conhecido o G.

Que por 2 meses, o Nuno não tenha tido a alegria de ser tio, novamente.

E que o Avô não tenha tido a oportunidade de ficar todo inchado com o bisneto nascer no dia do aniversário dele!! Como a tia diz: "nem lhe caberia uma ervilha..."

Quem se me quiser juntar e se lembrar de histórias de outros, tem a palavra! E já agora, espero que gostem desta minha iniciativa.

27 Jun 2007

Um Pai... aos 14 meses de um filho...

Já cresceste tanto que deixaste os meus braços para trás.
Dantes, chamavas e eu ia levantar-te do berço, preocupado
com o teu choro. Deixava-te a dormir e dava-me todo a ti.
Tu, nos meus braços, deitado e tão pequeno, abraçavas-te
muito à minha preocupação. Dizias baixinho: vamos ouvir
música, quero dançar contigo até que os demónios da noite
estejam longe. E eu ia. Ia tanto como nunca, eu que nunca
dancei para ninguém. Ligava a música, colocava-a baixinho,
tão baixinho que só nós sentíamos o seu som e dançávamos.
Ao som da música eu era o Pai, ao som da música
tu eras o Filho. Dançávamos como dois anjos, sabes?,
mas isso não te digo porque é muito expressivo e fica mal
no Poema. Dançávamos heróis, é mais bonito. Eu era o teu
herói, aquele que te abraçava o corpo pequeno, muito nu e
encostado a mim. Tu eras o meu herói, as mãos jovens ainda
te seguravam com a força toda do mundo. Podem dizer que
dançarias com qualquer um que te levantasse do berço e te
sossegasse o sono. Mas não. Quem diz isso nunca foi teu Pai
e nunca te sentiu Filho. Nós éramos um só, um lugar-comum,
eu sei, mas éramos. Eu apenas contigo nos braços, minha
única roupa, meu único conforto, minha única protecção.
Tu embrulhado em mim pela tua pequena pela, inseguro
e tímido. E a noite, o longuíssima noite, eterna noite que
eu desejava nunca terminada. O céu no seu lugar devido,
a terra no seu lugar devido, e Nós, Nós os dois no lugar
que devemos para sempre um ao outro: um no outro,
um para o outro com duas peças de um jogo universal.

Agora, filho, agora cresceste e saíste dos meus braços. Terás
um dia alguém que te embale o sono como eu embalei, mas
nunca este amor que nasceu comigo e desabrochou contigo,
nunca este amor que só eu, teu Pai, posso oferecer ao longo da noite.

By Bargos...

PS: É também para uma MÃE sentida pela pouca participação
de um Pai neste nosso diário das "Conversas de Primos"...

Malvados Dentes!

Já há uma semana que o G. andava a salivar bastante e nem era normal dele, até que descobrimos que tem um pré-molar a sair. Os dentinhos que ele já tem estão a branco. E agora apanhou a mania de me morder. A mim e não sei a quem mais. Não é grave para já, acho eu! Pelo menos na creche ainda ninguêm se queixou...

Eu não percebo nada de dentes, mas estou a achar piada à forma da dentição do pequenote! Espero que em breve a coisa fique mais equilibrada...

Nota: Para os mais entedidos, eu não estou aqui a pôr a dentição de leite completa, estou só a pôr até onde os dentes do meu filho nasceram, só à laia de diagrama!




Aula de Ginástica!

Ontem fomos a uma aulinha de ginástica!

Encontrámo-nos lá com a Leonor e com o Francisco.

Estavam incansáveis os três. E foi giro pois as mamãs, que depois de um dia de trabalho estavam estafadas, já trocavam de filhotes! Ou seja, para quem não sabe, no nível 3(dos 10 aos 16 meses) as professoras incentivam os pais a estar à distância de um abraço dos seus pequerruchos. Ora Para quem já está cansada e o filhote já anda por todo o lado, às duas por três, o rabo já pesa mmmuuuuuiiiiiiiitttttttooooooooooooooooooo...

Mas foi muito giro! A Leonor, como menina que é, dava o mote! E depois lá se seguia os meninos. Mas no fundo, cada um tinha a sua agenda e não batia sempre certo com a da professora.

Foi uma aula fantástica! Adorei! Diverti-me e ainda para mais já temos outra ... palavra(??!!) aprendida:

- MUUUUUU!!! É verdade! O Guilhermito já diz Mu!!!
E é tão giro! Tudo é giro!

26 Jun 2007

E agora "Mamã"!

O meu Mais-que-tudo finalmente percebeu porque o nosso pequerrucho começou por dizer "papá" primeiro: porque a Mamã dizia muitas vezes "Guilherme, olha o Papá!" entre outras frases com a tal palavra.
E então também se esforçou para ensinar ao G. algumas palavrinhas.
Mas como sempre o pequenote trocou-nos as voltas e disse "Mamã" ontem no supermercado quando andava nas compras com a Mamã. Foi para eu o tirar no carrinho pois ele já estava fartinho de lá estar (tinhamos entrado à 5 minutos para comprar pão e ovos, e ele já estava farto, e tem a quem sair!).
Entrámos a canta, sim, eu a cantarolar e ele a repetir o que eu dizia! Foi giríssimo! E depois eu a dizer-lhe que eram só mais 5 minutos e ele olhou para mim e disse "Mamã" como se dissesse: "Mãe, cinco minutos já são demais!!!" Já a formiga tem catarro!

25 Jun 2007

Fiquei sem PC...

Estou de volta!

Fiquei sem PC na semana passada, mas já está tudo a funcionar... E como dizia alguêm:"...o importante é o PC funcionar!"

22 Jun 2007

Notícias do Desafio

Caríssimos primos,

um breve "olá" para dar conta do "estado da Nação" relativamente à dieta: já baixei dos 82,5 kg! hehehe

continuo com o objectivo primeiro de chegar à casa dos 70's até Agosto. sei que parece pouco ambicioso, mas estou a conseguir perder peso pela simples adopção de um regime alimentar ligeiramente menos carregado dos (habituais) excessos. isso anima-me. não tou a fazer um regime "de momento", mas apostado em alterar hábitos alimentares de fundo. vamos ver...

e já agora, estou a pensar ir efectivamente ao ginásio ou, pelo menos, conseguir ir dar regularmente uns passeios de bicla com o primo S. para ajudar a perder as banhas. quem mais alinhava nisso?

beijos e abraços,

E.

PS - PRIMO no Dicionário:

1) de prima - s. m., diz-se do indivíduo em relação aos filhos dos seus tios.

2) do Lat. primu - s. m., primeiro; excelente;

3) Mat., diz-se do número que só é divisível por si e pela unidade.




18 Jun 2007

E assim se acabaram estas férias...

Pois é, acabaram-se as férias, mas ficaram as novidades do G.

Na última quinta-feira, ele disse papá! É verdade já o tinha dito, vezes e vezes sem conta, mas desta vez fiquei com a impressão que foi por reconhecer a voz do papá dele ao telele...

E melhor ainda é que o papá dele também o ouvi, daí que foi um dois em um: primeira palavra a sério e a pessoa respectiva ouvi-o!

E já agora gostava de contar um momento do o meu filhote, pois surpreende-me a capacidade, que nós humanos, e em concreto as crianças, têem de se divertirem com tão pouco e de uma maneira tão didáctica.

No outro dia estávamos no restaurante e não lhe tinhamos levado os brinquedos.

E não é que a criança se divertiu com uma palhinha e com uma garrada de àgua de vidro??!! E durante largo tempo???!!!

E agora é vê-lo a andar lá por casa a refilar (quem sai aos seus...) com os gatos, e de palhinha em punho como se de um ceptro se tratasse e aqueles os seus subditos...

16 Jun 2007

Em busca de algo chamado Felicidade

É verdade! É mais um blog que foi iniciado recentemente:

Em busca de algo chamado Felicidade!

Este é da Rafaela, mais uma priminha minha!

E para quem ainda não conhecia o seu blog de manualidades:

Passem por lá, e deixem os vossos comentários, ou apenas os vossos sorrisos...

12 Jun 2007

"New Blog in Town"

Este título é para que a nossa "Imigra" ainda nos consiga entender...

É verdade! Gente, temos um novo blog a publicitar! (Qualquer dia este blog só anúncia outros blogs...!)

Deste vez, é o nosso famoso casal de "Marretas": o A. e a I. que resolveram criar o seu próprio blog de aventuras e desventuras...


Temos que lhes dar o nosso apoio. E se por lá quiserem passar, é só clicarem aqui!


Bjs a todos aqui da Ericeira.

6 Jun 2007

Desafio do Eduardo (e outras coisas mais)

Olá a todos!
Obrigado pela força, acho que vai ajudar! Começei com +84,5 kilos e já perdi 1. Tenho 2 meses e 3 semanas para baixar dos 80. oié! (Claro que hoje almoçei Donuts, mas foi a primeira vez em quase um ano e antes de ver/ler o blog!!!)

fica para breve um post com mais substância.
beijos e abraços!
Eduardo
PS - muito obrigado tia pelas suas simpáticas palavras de ontem!!! beijinhossssss.
PPS - gostei MUITO de rever os primos B. e M. no jantar da Paulinha.... a repetir em breve!!!
PPPS - o meu afilhado acaba hoje as provas globais. está quase no 11º ano, e vai uma média brilhante. estou muito orgulhoso!!!

Desafio do Eduardo!

Só mais uma chamada de atenção!

Para ajudar o meu primo no seu último desafio, criei um espaço dele mesmo: chama-se Desafio do Eduardo e mede como vão os seus esforços para perder uns quilitos a mais que ele tem...

Gostas-te, Joana? Achas que vai resultar? Até o marcador é uma Joaninha! Isto entusiama-o, certo??

Primo, força! Já falta pouco!

Agenda dos Miúdos


Hoje é só anúncios!!!
Mas este é muito importantes para todos os papás que não sabem onde encontrar actividades para os seus-mais-pequenos!
Encontram diversas actividades por zona do país e por idades!
Se não acreditam passem por lá! Eu já lá ando a pesquisar onde ir nos próximos fins-de-semana...

Aula no Gymboree...



Ontem tivemos uma aula no Gymboree.

Estivemos acompanhados pelo Francisco, que já é um amiguinho do Guilherme, e pela Leonor, que já tinhamos ouvido falar muito pela minha amiga Cristina.

Isto do Gymboree, tem muito que se lhe diga: Noto mais desenvoltura na minha cria a subir e descer obstáculos! E agora aprendeu a descer de alturas, como seja o sofá! E não é que ontem começou a subir as escadas junto à porta do Gymboree, quando iamos para o carro? E sem eu ter que lhe acenar com a bolinha ou outro objecto apetitoso e que o motivava,... antigamente? Está a crescer!

Seja como fôr, estes pais babados, adoram estes momentos com o seu filhote.

5 Jun 2007

Era uma vez...

...Uma menina chamada I.!
Tinha duas filhas e um marido!
E muitas outras coisas, mas isso agora não interessa nada...

Andando para a frente ou não conto a minha história!
A menina I., que por acaso até é a minha mãe, já teve cancro da mama!
E tem sido muito vigiada pelos médicos. Tem um historial clínico grande e longo e cheio de valores grandes e valores pequenos. Ora desta vez, na sua última ida ao médico, fez um exame, que já tinha feito "n" vezes antes.

1ºerro: Acontece que desta vez, quem lhe fez a Ecografia foi um médico-radiologista diferente do que a tem acompanhado, e que lhe disse para ir ao médico normal com o exame pois havia ali qualquer coisa de anormal (a minha mamanzita, só ouviu anornal!);
2ºerro: o médico que trata da minha mãe estava de férias;
3ºerro: e o Oncologista demorava muito para a atender, pois estavam muitos pacientes à frente, sendo que pacientes são aquelas pessoas que efectivamente estavam doentes (e não me refiro aqui à minha mãe!);
4ºerro: a minha mãe arranjou consulta noutra médica, que lhe mandou fazer um exame chato, doloroso e complicado, que tem uma preparação complicada que envolve entre outras coisas tomar antibiótico!
5ºerro: contou a toda a gente! E depois toda a gente contou a todos os outros que ainda não sabiam... Resumindo, Portugal Profundo já sabia, e algumas partes de outros países espalhados pelo mundo inteiro!

Hoje, lá fomos nós com a minha mãe: o meu primo, o meu padrasto e eu!
Ficámos na sala de espera. Depois de um começo atribulado, a minha mãe acabou por se vir embora sem o exame feito e com a promessa de este ser repetido mas desta vez com anestesia geral, sim que a minha mãe nunca se fica por menos! Daí ser tão fácil ter filhos! É drogas e mais nada!!

Mas desta vez, estávamos todos assustados! Quando ouvimos falar de mancha, ou está maior, ficamos logo mais calados e preocupados! Telefonemas foram mais que muitos, entre família, e amigos, e até colegas, pois não podíamos ir todos para a sala de espera...

Mas depois de 2 horas à espera, e se falarem com a senhora em questão e ela vos disser que esteve 2 horas à espera do MÉDICO-QUE-A-ACOMPANHOU, não é inteiramente verdade! A Dona I. esteve acompanhada por nós! E fizémo-la rir!

Seja como for, lá entrei para o gabinete do médico, muito simpático e sorridente e que lhe disse que o tal valor que nos fez entrar em pânico desde à 1 semana, media-se em mm e não em cm, ou seja eram 8 mm e não 8 cm! E a cereja no topo do bolo, era que este valor era normal desde finais de 2004, coisa que a minha mamã teria visto se fosse aos seus exames anteriores!!! E não ter ido à internet ver o que isso era, e já estar morta e enterrada, como certas pessoas desta minha família fantástica (mas isso é outra história, que eu ou alguêm conta noutra altura)...!

Resumindo e concluindo: A I. está tão "anormal" como estava à 3 anos! E quem a conhece, nunca a viu de outra forma...

Mãe, estas linhas são para ti!
Em primeiro lugar, vai ao teu médico primeiro antes de nos causares pequenos ataques cardíacos!!!
E em segundo, se queres gastar dinheiro desnecessariamente, dá-mo! Eu gasto em futilidades! Acredita que fica muito mal gasto!

E estas linhas são para todos: deixem aqui o vosso comentário para a Belita saber que afinal não está sozinha e tem muita gente que se preocupa com ela! Sim, que na sala de espera era a única pessoa com mais 3, é verdade, 3 acompanhantes... Mas a bem da verdade, pagou-nos o almoço!

2 Jun 2007

Bye Bye

Beijos, beijinhos e até breve.
Adoro-vos*

1 Jun 2007

Dia da Criança - 1 de Junho

Feliz dia para todas as crianças e para todos os adultos com coração de criança...